Um breve comentário...
Após ter feito a leitura da entrevista de Pedro Demo sobre "Os desafios da linguagem no século XXI", consigo ainda mais perceber o quanto é importante a figura do professor na construção do saber dos alunos.
Muitas vezes, nós, impulsionados pelo "sistema" nos sentimos infelizes quando nossos superiores chegam às nossas salas nos criticam a respeito da falta de arrumação do nosso ambiente. Eles querem chegar e encontrar todos alunos sentados com seus livros abertos e fazendo a leitura ou copiando as atividades, isso não faz sentido aos nossos alunos, eles querem ser os autores de suas tarefas, tem urgência em tudo o que faz. É muito mais fácil o arrumadinho, o certinho, mas isso faz com que seja cortado por nós a criatividade dos alunos, eles vivem em um mundo muito mais rápido do que pensamos. Quem fica parado se perde no caminho! Hoje em dia, vence o mais esperto, o que consegue se "safar" das situações com facilidade, o que tem criatividade.
Contudo, sinto que se, nós professores, não entendermos às novas formas de linguagem dos alunos, somos nós que vamos nos perder pelo caminho, pois como o próprio Pedro Demo diz: "nós temos que, mais que criticar, cuidar do professor para que ele se coloque a altura da criança. E também, com isso, coloque à altura da criança a escola..."!
Nenhum comentário:
Postar um comentário